16 julho 2020

ATIVIDADE 2 DE CIÊNCIAS ONDAS E RADIAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS 9º ANO A

EE. JOSÉ CONTI 

ROTEIRO DE ATIVIDADE CIÊNCIAS 2  - 9 ANO A           2º BIMESTRE

Período:  02/07 a 17/07                            Número de aulas:  8aulas

Professora: Patricia Graziela Boldo  - CIÊNCIAS

(O aluno poderá fazer a atividade no caderno e enviar foto para o e-mail: patriciaboldo@professor.educacao.sp.gov.br

Links dessa aula:

https://www.loom.com/share/e62264abdb1e4a3994831f36cc2f064a

https://www.loom.com/share/dca402a580344cd7b38b9313b9c11c43

Habilidade:

Classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações, discutindo e avaliando as implicações de seu uso em controle remoto, telefone celular, raios X, forno de microondas, fotocélulas etc.

Investigar como as Ciências e a Tecnologia influenciam o modo de vida das pessoas quanto ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informações (dados, vídeos, imagens, áudios, entre outros) e argumentar a respeito de uma atitude individual e coletiva, crítica e reflexiva, sobre a natureza dessas informações, os meios de veiculação e princípios éticos envolvidos.

Discutir as relações entre as necessidades sociais e a evolução das tecnologias para a Saúde compreendendo, com base em indicadores, que o acesso à Saúde está relacionado à qualidade de vida de toda a população.

 Objeto de conhecimento   Ondas e Radiações e suas aplicações na saúde

 

Ondas e Radiações eletromagnéticas

1. ONDE ESTÃO AS ONDAS?


2. Natureza das Ondas

Todo e qualquer tipo de onda não transporta matéria. Onda é um pulso que se propaga de um ponto a outro transportando energia sem transportar matéria.

As ondas podem ser classificadas com relação à sua natureza de vibração como mecânicas e eletromagnéticas.

- As ondas mecânicas são todas aquelas que dependem de um meio para se propagar e surgem em consequência da deformação de um meio elástico.

- As ondas eletromagnéticas se propagam no vácuo e em alguns meios, surgem em consequência de cargas elétricas oscilantes.

3. Tipos de ondas

 O sol emite diversas faixas de ondas eletromagnéticas, dentre elas o ultravioleta.

O som é uma onda mecânica

As ondas podem ser classificadas também com relação ao seu tipo, quando direção da vibração e propagação da onda são comparadas.

 - As ondas nas quais a direção de vibração é perpendicular à direção de propagação são ondas transversais.

 - As ondas nas quais a direção de vibração coincide com a direção de propagação são ondas longitudinais.

 As ondas transversais e longitudinais ao mesmo tempo são denominadas ondas mistas.

Assista o vídeo abaixo:


4. Propriedades das ondas

 

Para estudar uma onda, precisamos conhecer algumas de suas propriedades, tais como: a velocidade de propagação, a amplitude, o período e a frequência. 

 Características das ondas:

- Amplitude: é a altura da onda, ou seja, a distância entre seu ponto de repouso e a sua crista.

- Comprimento: é a distância entre duas cristas sucessivas e é representado pela letra grega lambda

(λ).

- Crista: é a parte mais elevada de uma onda.

- Vale: é o ponto mais baixo de uma onda.

- Frequência: corresponde ao número de oscilações em um determinado intervalo de tempo. A frequência é uma grandeza medida em Hertz (Hz).

- Período: é o tempo que a onda leva para executar uma oscilação completa ou o deslocamento entre uma crista e outra. A unidade de medida é o segundo (s).

- Velocidade: a velocidade de uma onda varia de acordo com o meio no qual ela se propaga e é representada pela letra v.

                                          V = λ . f

 

O comprimento de onda e a frequência são grandezas inversamente proporcionais, ou seja, quanto maior o comprimento de onda, menor será sua frequência, mantendo-se constante a velocidade.

 

5. Ondas eletromagnéticas

assista também: 



          As ondas são medidas pelo espectro eletromagnético. Esse conjunto de faixas permite  verificar a distribuição da intensidade do eletromagnetismo.

            Radiação é na verdade uma forma de energia que pode ser propagada em forma de partículas ou por ondas eletromagnéticas.

            As radiações eletromagnéticas que estão ao nosso redor possuem baixa energia. São as chamadas radiações não ionizantes, como a luz, calor e ondas de rádio. Graças a elas, podemos fazer uso de TV e micro-ondas.

            As radiações ionizantes possuem altos níveis de energia e têm origem do núcleo de átomos ionizados, ou seja, átomos que tiveram seus elétrons “arrancados", deixaram de ser neutros tornando-se íons positivo.

             processo de ionização é provocado pela emissão de partículas alfa, beta ou gama emitidas por ondas eletromagnéticas semelhantes aos raios X; são os raios gama, esse tipo de radiação é muito perigoso.

            As radiações denominadas alfa, beta e gama diferem entre si de acordo com a velocidade com que se propagam, ou seja, as partículas alfas são mais lentas, com velocidade de 20 000 km/s, as partículas betas atingem até 95% da velocidade da luz e os raios gama atingem velocidades das ondas eletromagnéticas, 300 000km/s.

6. Ondas eletromagnéticas no dia a dia

 

·         Ondas de rádio: são largamente utilizadas nas telecomunicações. O sinal de rádio, televisão e celular encontra-se nessa faixa de frequência;

·         Micro-ondas: também são muito utilizadas nas telecomunicações. Os roteadores de internet sem fio, popularmente conhecidos como Wi-fi, utilizam micro-ondas de frequências que variam entre 2,4 GHz e 5,8 GHz;

·         Infravermelho: é também conhecido como onda de calor. Alguns dispositivos de segurança equipados com visão noturna são capazes de captá-lo. O infravermelho é a onda emitida quando usamos um controle remoto;

·         Luz visível: é a faixa de ondas eletromagnéticas que se localiza entre as frequências de 480 THz e 750 THz.

·         Ultravioleta: após certas frequências, passa a ser considerado uma radiação ionizante, isto é, uma onda eletromagnética com potencial de arrancar elétrons das moléculas, ocasionando o surgimento de anomalias celulares que podem evoluir para um câncer, por exemplo. Essa frequência de onda eletromagnética é bastante utilizada por peritos criminais para a detecção de materiais biológicos, como sangue e saliva; sua capacidade de ionização também permite usá-la para a esterilização de utensílios cirúrgicos, seringas, recipientes etc.;

·         Raios x: chegam à Terra em pouca quantidade devido à presença da atmosfera terrestre. Essas ondas eletromagnéticas têm frequências muito altas e grande poder de penetração, por isso, são utilizadas para a obtenção de imagens de ossos e articulações e para o tratamento de tumores, por meio da radioterapia.

 

Para saber mais sobre a luz visível assista esse vídeo:


7. As ondas eletromagnéticas e sua aplicação na saúde e diagnóstico de doenças

Apesar dos efeitos nocivos da radioatividade, ela possui amplas aplicações benéficas na medicina. Atualmente, mais de uma centena de isótopos radioativos são usados nas mais diversas áreas da medicina, chegando ao ponto de inaugurar uma nova área de trabalho e pesquisa, denominada de Medicina Nuclear.

Alguns termos já se tornaram comuns em nosso vocabulário, tais como: radiologia, raios X, radioterapia, quimioterapia, ressonância magnética, ultrassonografia, tomografia computadorizada, e assim por diante.

Para aprender melhor e mais assista o vídeo:

 


 

8. Ondas eletromagnéticas e as comunicações

            Como vimos as ondas eletromagnéticas estão muito presentes nos processos de comunicação, o ser humano aprendeu a fazer uso em seu benefício dessas ondas, usamos em nosso cotidiano muitos aparelhos graças a essa tecnologia.

            Esse tipo de onda eletromagnética é largamente utilizado na transmissão de informações, como em sistemas de televisão, rádioWi-fi, Bluetooth, GPS, celular, etc.

Para aprender melhor e mais assista o vídeo:



ATIVIDADE 2 - 9A  2º bimestre

sobre Ondas e ondas eletromagnéticas

Nome:

1. Dê exemplos de onde podemos encontrar as ondas?

 

2. Quanto a natureza as ondas são classificadas em mecânicas e eletromagnéticas. Explique a diferença entre elas.

 

3. Desenhe uma onda apontando suas características.

Comprimento, crista, frequência, vale e eixo de equilíbrio

 

 

4. Desenhe duas ondas uma com alta frequência e uma com baixa frequência.

 

 

5. Onde encontramos ondas eletromagnéticas em nosso dia a dia? Dê exemplos.

 

 

6. O que é espectro eletromagnético?

 

 

7. Qual é o tipo de onda eletromagnética que podemos ver? Assista o vídeo para responder. https://www.youtube.com/watch?time_continue=6&v=7kgIbTY4HXM&feature=emb_logo

 

8. Explique qual é a finalidade das ondas eletromagnéticas em relação a saúde? E quais são seus possíveis riscos?

 

9. Comente o vídeo que fala da importância da tecnologia e ondas eletromagnéticas.

https://www.youtube.com/watch?v=T8UH402P0dM

 

10. Faça a experiência Enxergando a própria voz é muito legal e podemos perceber a vibração das ondas mecânicas que são produzidas ao falar.

 Vídeo do manual do mundo:

Favor enviar o vídeo ou fotos do experimento

Avaliação: A avaliação se dará através das análise das atividades desenvolvidas pelos alunos enviadas através de e-mail, blog da escola José Conti, drive da escolas e retornadas a professora pelo e-mail patriciaboldo@professor.educacao.sp.gov.br

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário