30 junho 2020

PERÍODO DE REALIZAÇÃO (SEMANAL):29/06 A 03/07 - CONTEÚDOS: ATIVIDADES RÍTMICA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO JAÚ

Rua Tenente Lopes, 633 - CEP 17201460 – Jaú/SP

Fone/fax (14) 3601-0800 – e-mail:  dejau@educacao.sp.gov.br

 

MODELO DE PLANO DE AULA

(PARA O PERÍODO DE AULAS NÃO PRESENCIAIS)

EDUCAÇÃO FÍSICA

ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE

NOME DA UNIDADE ESCOLAR: EE JOSÉ CONTI

PROFESSOR: FERNANDO JOSE BORGO MOREIRA

ANO/SÉRIE: 7º A, 7º B e 7º C - ENSINO FUNDAMENTAL

Nº DE AULAS PREVISTAS:02 AULAS

PERÍODO DE REALIZAÇÃO (SEMANAL):29/06 A 03/07

CONTEÚDOS: ATIVIDADES RÍTMICA

 

UNIDADE TEMÁTICA:  

Danças Urbanas

SITUAÇÃO DA APRENDIZAGEM 3:

 SE ELA (ELE) DANÇA EU DANÇO!

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4:

NO RITMO DO PASSINHO.

O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA?

1.      Nesta atividade será possível que você experimente e recrie alguns gestos característicos das Danças urbanas.

2.      A proposta desta atividade é diferenciar as danças urbanas das demais manifestações da dança, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a elas por diferentes grupos sociais.

HORA DA CONVERSA

 

"A dança trabalhada de uma forma correta pode aumentar a flexibilidade, a força muscular, a agilidade, aumenta potência cardiorrespiratória e o condicionamento físico. Mas não melhora somente a parte física, mas a psíquica, porque trabalha emoções e sentimentos"

Além de ser um exercício físico excelente, dançar é terapêutico.

A prática é estimulante, relaxante e motivadora, pois não envolve só técnica, mas também muito sentimento. Não usa só o corpo, exige alma.

A dança tem o poder de espantar os males, o estresse do dia a dia.

Não importa a idade, a habilidade ou a classe social, se movimentar embalado pelo ritmo da música é capaz de transformar um dia ruim em um dia maravilhoso. Também é capaz de transformar a vida da pessoa.

Tem um ditado que diz: quem dança é mais feliz! Eu digo: se está procurando felicidade coloque uma música e dance!

 Pratique -  https://www.youtube.com/watch?v=8TaswiOvv0o –(HIP HOP INICIANTE) DICAS - Aumente o som para sentir cada batida da música; utilize roupas que o deixem à vontade (como roupas e calçados confortáveis); faça o alongamento inicial; procure relaxar e não ficar tenso; fique de pé com as pernas afastadas umas das outras na largura dos ombros; mantenha os braços ao lado do corpo; saiba mexer os quadris. No hip hop os quadris são responsáveis por diversos gestos.

NO RITMO DO PASSINHO

Agora que você já compreendeu que o Hip Hop/Street Dance possui diversos estilos, vamos conhecer um pouco mais sobre um deles: o Funk. Este estilo faz muito sucesso no Brasil e conquistou espaço no cenário da música e da dança. Ele foi responsável por influenciar o surgimento da Dança do Passinho. A proposta desta atividade é diferenciar as danças urbanas das demais manifestações da dança, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a elas por diferentes grupos sociais.

O funk é um estilo musical que surgiu através da música negra norte-americana no final da década de 1960. Na verdade, o funk se originou a partir da soul music, tendo uma batida mais pronunciada e algumas influências do R&B, rock e da música psicodélica.

 

TEXTO – NO EMBALO DO PASSINHO

 

A dança do Passinho foi criada nas comunidades carentes do Rio de Janeiro. Era praticada desde os anos 2000 em bailes funk, porém se manteve desconhecida por vários anos. Nesta época, já havia disputas informais entre favelas com os movimentos e gestos desta dança. Em 2008, após ampla divulgação na internet por meio de vídeos, a dança do passinho se popularizou no Rio. Já em São Paulo, sua popularização possui uma história peculiar, a partir de um MC que fez uma homenagem ao bairro do Jardim Romano – Zona Leste. Os passos foram criados por um morador do bairro e o MC fez um vídeo que viralizou. Os passos continham movimentos do hip hop e tinham como obrigatoriedade.

Já o passinho popular é composto por sequência de rápidos movimentos com os pés, que são articulados por movimentos rápidos da cintura. Propõe movimentos de break e funk com ritmos tradicionais do Brasil, como o samba, frevo e até a capoeira. Normalmente não é realizado com coreografia pronta, e sim criatividade pura e improviso, de modo que não há um “jeito” certo ou errado de dançar. Outra curiosidade é que o dançarino deve olhar fixamente para seus pés enquanto realiza os movimentos. Por meio da dança do passinho foi possível abrir espaço para mulheres e homens se destacarem juntos!

  

 

ATIVIDADES:

 

Após a leitura do texto, responda a questão abaixo:

            1-Quais as diferenças e semelhanças da dança do Passinho com o Funk, ou com os outros estilos de Street Dance? Explique.

             2-Em que ano surgiu a dança do Passinho?

 

EMAIL PARA DEVOLUTIVA: fernandojbmoreira@gmail.com

DEVOLUÇÃO DURANTE A SEMANA


Nenhum comentário:

Postar um comentário