ESCOLA JOSÉ CONTI
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Disciplina: História Professor: Rafael Data: 22/06
a 03/07
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Realizar atividade no caderno. Se possível
enviar por e-mail:
profrafa2020@gmail.com
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Habilidades: (EF07HI02) (EF07HI03)
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Aluno:
Turma: 7ºA, B e C
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Como fazer: Apostila página
(46, 47 e 48).
-Na atividade
01, Leia o texto, observe a imagem e depois copie as questões e responda as
atividades no seu caderno.
-Na atividade 02, Leia o texto,
observe a imagem e depois copie as questões e responda as atividades no seu
caderno.
SABERES
E TÉCNICAS DAS SOCIEDADES AFRICANAS E AMERICANAS
CALENDÁRIO
MAIA Dentre os calendários criados pelos Maias, destaca-se o religioso, chamado
de Tzolkim, que possuía um ano composto por 260 dias, dividido em 13 meses
(cada mês com 20 dias) e orientado pela lua. Havia também o Haab, ligado à
agricultura, de 365 dias, de acordo com o ano solar. Era dividido em 18 meses
de 20 dias, além de 5 dias destinados a festas. Estava ligado aos eventos
agrícolas (plantio e colheita) realizados pelos maias. Os dois calendários não
funcionavam separadamente, pois a cada 52 anos solares, sincronizavam-se
matematicamente.
É
importante destacar que a astronomia desenvolvida pelos Maias, e parte dos
rituais religiosos, eram realizados à noite. Isso pode ser observado nas
gravuras que aparecem em seus manuscritos chamados Código de Mendoza, (que você
estudou anteriormente), na qual um sacerdote toca um instrumento enquanto outro
observa as estrelas. Um exemplo de construção maia com fins de observação
astronômica é o chamado Caracol de Chichén-Itzá, situado nas planicies do
Yucatán no México. O monumento foi chamado de EI Caracol pelos espanhóis,
porque sua escada interior em espiral parece uma “concha de um caramujo”. Nesse
edifício circular encontram-se aberturas orientadas de modo a permitir a
determinação dos solstícios de inverno e verão (dias que marcam o início dessas
estações) e, da mesma forma, os equinócios de primavera e outono.
Fonte: Elaborado especialmente para Material de Apoio ao Currículo
Paulista
IMAGEM 1
Questões para análise
a) Explique qual era a
base do Calendário Maia e como o ano era dividido.
b) Para realizar este
calendário, foram desenvolvidos saberes e técnicas. Quais seriam? Explique.
c) Por que os dois
calendários não funcionavam separadamente?
d) O que é astronomia?
e) Observe a imagem. Para
que serve um observatório?
ATIVIDADE 02
Os
conhecimentos e saberes dos povos existentes nos continentes americano e
africano são anteriores ao processo colonizador dos europeus. Através do uso de
símbolos, esses povos possuiam os seus próprios sistemas de escrita. Os Astecas
dominavam a técnica da escrita pictórica, com desenhos de objetos e figuras,
além de usarem também a escrita hieroglífica, baseada em sons e símbolos. O
povo Akan já utilizava os símbolos Adinkras em seus tecidos para transmitir
mensagens evocativas de sabedoria tradicional, os aspectos da vida e do
ambiente. Eles transmitem os desejos e as virtudes da cultura akan. Os tecidos
Adinkras tradicionais dispõem da técnica do carimbo com os símbolos para a
confecção de seus ornamentos e vestimentas.
Fonte: Elaborado especialmente para Material de Apoio ao Currículo
Paulista.
Questões de análise
a) A partir da leitura
do texto e da observação das imagens, explique como eram as técnicas de escrita
dos Astecas e dos Akans antes da chegada dos europeus.
b) De acordo com o
texto, a escrita do povo Akan apresentava princípios dos costumes de sua gente?
Explique.
c) Compare as imagens
das escritas dos povos (africano e americano) e aponte as características
comuns.
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