23 junho 2020

ESCOLA JOSÉ CONTI
Disciplina: História          Professor: Rafael           Data: 22/06 a 03/07
 Realizar atividade no caderno. Se possível enviar por e-mail: 
profrafa2020@gmail.com
Habilidades: (EF07HI02) (EF07HI03)   
Aluno:                                                                     Turma: 7ºA, B e C


Como fazer: Apostila página (46, 47 e 48).
-Na atividade 01, Leia o texto, observe a imagem e depois copie as questões e responda as atividades no seu caderno.
-Na atividade 02, Leia o texto, observe a imagem e depois copie as questões e responda as atividades no seu caderno.

ATIVIDADE 01

SABERES E TÉCNICAS DAS SOCIEDADES AFRICANAS E AMERICANAS

CALENDÁRIO MAIA Dentre os calendários criados pelos Maias, destaca-se o religioso, chamado de Tzolkim, que possuía um ano composto por 260 dias, dividido em 13 meses (cada mês com 20 dias) e orientado pela lua. Havia também o Haab, ligado à agricultura, de 365 dias, de acordo com o ano solar. Era dividido em 18 meses de 20 dias, além de 5 dias destinados a festas. Estava ligado aos eventos agrícolas (plantio e colheita) realizados pelos maias. Os dois calendários não funcionavam separadamente, pois a cada 52 anos solares, sincronizavam-se matematicamente.
É importante destacar que a astronomia desenvolvida pelos Maias, e parte dos rituais religiosos, eram realizados à noite. Isso pode ser observado nas gravuras que aparecem em seus manuscritos chamados Código de Mendoza, (que você estudou anteriormente), na qual um sacerdote toca um instrumento enquanto outro observa as estrelas. Um exemplo de construção maia com fins de observação astronômica é o chamado Caracol de Chichén-Itzá, situado nas planicies do Yucatán no México. O monumento foi chamado de EI Caracol pelos espanhóis, porque sua escada interior em espiral parece uma “concha de um caramujo”. Nesse edifício circular encontram-se aberturas orientadas de modo a permitir a determinação dos solstícios de inverno e verão (dias que marcam o início dessas estações) e, da mesma forma, os equinócios de primavera e outono.
Fonte: Elaborado especialmente para Material de Apoio ao Currículo Paulista

IMAGEM 1

Questões para análise

a) Explique qual era a base do Calendário Maia e como o ano era dividido.
b) Para realizar este calendário, foram desenvolvidos saberes e técnicas. Quais seriam? Explique.
c) Por que os dois calendários não funcionavam separadamente?
d) O que é astronomia?
e) Observe a imagem. Para que serve um observatório?


ATIVIDADE 02

Os conhecimentos e saberes dos povos existentes nos continentes americano e africano são anteriores ao processo colonizador dos europeus. Através do uso de símbolos, esses povos possuiam os seus próprios sistemas de escrita. Os Astecas dominavam a técnica da escrita pictórica, com desenhos de objetos e figuras, além de usarem também a escrita hieroglífica, baseada em sons e símbolos. O povo Akan já utilizava os símbolos Adinkras em seus tecidos para transmitir mensagens evocativas de sabedoria tradicional, os aspectos da vida e do ambiente. Eles transmitem os desejos e as virtudes da cultura akan. Os tecidos Adinkras tradicionais dispõem da técnica do carimbo com os símbolos para a confecção de seus ornamentos e vestimentas.
Fonte: Elaborado especialmente para Material de Apoio ao Currículo Paulista.


Questões de análise
a) A partir da leitura do texto e da observação das imagens, explique como eram as técnicas de escrita dos Astecas e dos Akans antes da chegada dos europeus.
b) De acordo com o texto, a escrita do povo Akan apresentava princípios dos costumes de sua gente? Explique.
c) Compare as imagens das escritas dos povos (africano e americano) e aponte as características comuns. 

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