13 junho 2020

ATIVIDADE SEMANA 08/06 A 19/06

ESCOLA JOSÉ CONTI
Disciplina: História          Professor: Rafael           Data: 08/06 a 19/06
 Realizar atividade no caderno. Se possível enviar por e-mail: 
profrafa2020@gmail.com ou deixar na escola.
Habilidades: (EF07HI02) (EF07HI03)     
Aluno:                                                                     Turma: 7ºA, B e C


Como fazer:  Na atividade 01, observe a imagem, leia o texto, depois copie o quadro no caderno e responda.
Na atividade 02, leia o texto, observe o mapa, depois copie as questões no caderno e responda.


SABERES E TÉCNICAS DAS SOCIEDADES AFRICANAS E AMERICANAS


ATIVIDADE 01
Fonte 1 - Máscara Africana apresenta: Uma máscara pertence à sociedade Gelede, uma agremiação feminina secreta dos povos Yoruba (Nigéria e Benim). Foi feita de madeira e possui traços femininos. Era usadas por homens durante os rituais com dança para abordar temas da vida cotidiana. Acervo de etnologia africana e afro-brasileira do Museu Nacional/UFRJ1 - Rio de Janeiro, Brasil.
Fonte 2 - Máscara de Jade apresenta: Mascara de jade encontrada no sítio arqueológico de Tikal, na Guatemala, datada de 527 a.E..C. Representa  um governante maia; a ave  simboliza o deus maia K’awil (deus do chocolate).  É uma máscara fúnebre para proteger seu nobre portador. 

a) Vamos analisar as imagens? Utilize a tabela abaixo como referência.

OBSERVANDO A IMAGEM
IMAGEM 1
IMAGEM 2
Qual é o nome do objeto presente nas imagens?



Qual povo o produziu?



Quais foram os materiais utilizados?


Quais são as características mais marcantes do objeto?



É possível identificar simbolismos?



Qual função social o objeto pode ter exercido na sociedade que o criou? Explique.




ATIVIDADE 02

Leia o texto e analise o infográfico abaixo. Depois responda o que se pede em seu caderno.

Os povos africanos realizavam comércio de suas mercadorias entre a Europa e a Ásia, muito antes dos europeus realizarem a colonização do continente americano. As caravanas de comerciantes cruzavam o continente africano pelo deserto do Saara, a fim de levar os produtos, como sal, noz de cola e metais preciosos, de um lugar a outro. Assim surgiram cidades e aldeias, e este caminho ficou conhecido como Rota do Sal. Com o crescimento das rotas pelo Saara, a riqueza e poder de alguns reinos foram se intensificando, por possuírem o controle e acesso aos bens desejados pelos comerciantes. Entre os séculos VI e XV, surgiram e se consolidaram os reinos do Mali, Gana e Songai, na África Ocidental. Também nesse período, o comércio de mercadorias e a troca de culturas teve um grande destaque com a entrada do islâmismo no continente africano.
Fonte: Elaborado especialmente para Material de Apoio ao Currículo Paulista.
Questões
a) Com base nas informações presentes acima, podemos concluir o motivo do surgimento dos reinos e impérios africanos nestes territórios? Explique.
b) Quais foram os principais produtos comercializados?
c) O que foi a Rita do Sol?
d) Descreve as características de cada Império:
Gana
Mali
Songai










Nenhum comentário:

Postar um comentário