ESCOLA JOSÉ CONTI
|
Disciplina: História Professor: Rafael Data: 08/06
a 19/06
|
Realizar atividade no caderno. Se possível
enviar por e-mail:
profrafa2020@gmail.com ou deixar na escola.
|
Habilidades: (EF07HI02)
(EF07HI03)
|
Aluno:
Turma: 7ºA, B e C
|
Como fazer: Na atividade 01, observe a imagem, leia o texto, depois copie o quadro no caderno e responda.
Na atividade 02, leia o texto, observe o mapa, depois copie as questões no caderno e responda.
SABERES E TÉCNICAS DAS SOCIEDADES AFRICANAS E
AMERICANAS
ATIVIDADE 01
Fonte 1 - Máscara Africana
apresenta: Uma máscara pertence à sociedade Gelede, uma agremiação feminina
secreta dos povos Yoruba (Nigéria e Benim). Foi feita de madeira e possui
traços femininos. Era usadas por homens durante os rituais com dança para
abordar temas da vida cotidiana. Acervo de etnologia africana e
afro-brasileira do Museu Nacional/UFRJ1 - Rio de Janeiro, Brasil.
|
Fonte 2 - Máscara de Jade
apresenta: Mascara de jade encontrada no sítio arqueológico de Tikal, na
Guatemala, datada de 527 a.E..C. Representa
um governante maia; a ave simboliza
o deus maia K’awil (deus do chocolate).
É uma máscara fúnebre para proteger seu nobre portador.
|
a)
Vamos analisar as imagens? Utilize a tabela abaixo como referência.
OBSERVANDO A IMAGEM
|
IMAGEM 1
|
IMAGEM 2
|
Qual é o
nome do objeto presente nas imagens?
|
||
Qual povo o
produziu?
|
||
Quais foram
os materiais utilizados?
|
||
Quais são as
características mais marcantes do objeto?
|
||
É possível
identificar simbolismos?
|
||
Qual função
social o objeto pode ter exercido na sociedade que o criou? Explique.
|
ATIVIDADE 02
Leia
o texto e analise o infográfico abaixo. Depois responda o que se pede em seu
caderno.
Os povos africanos
realizavam comércio de suas mercadorias entre a Europa e a Ásia, muito antes
dos europeus realizarem a colonização do continente americano. As caravanas de
comerciantes cruzavam o continente africano pelo deserto do Saara, a fim de
levar os produtos, como sal, noz de cola e metais preciosos, de um lugar a
outro. Assim surgiram cidades e aldeias, e este caminho ficou conhecido como
Rota do Sal. Com o crescimento das rotas pelo Saara, a riqueza e poder de
alguns reinos foram se intensificando, por possuírem o controle e acesso aos
bens desejados pelos comerciantes. Entre os séculos VI e XV, surgiram e se
consolidaram os reinos do Mali, Gana e Songai, na África Ocidental. Também
nesse período, o comércio de mercadorias e a troca de culturas teve um grande
destaque com a entrada do islâmismo no continente africano.
Fonte: Elaborado especialmente para Material de Apoio ao Currículo
Paulista.
Questões
a) Com base nas informações
presentes acima, podemos concluir o motivo do surgimento dos reinos e impérios
africanos nestes territórios? Explique.
b) Quais foram os principais
produtos comercializados?
c) O que foi a Rita do Sol?
d) Descreve as
características de cada Império:
Gana
|
Mali
|
Songai
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário