09 junho 2020

ATIVIDADE 1 DE CIÊNCIAS 2º BIMESTRE 8ANO A

EE. JOSÉ CONTI 

 ROTEIRO DE ATIVIDADE CIÊNCIAS - 8 ANO A    2º BIMESTRE

Período:  08/06 a 19/06                            Número de aulas: 8 aulas

Professora: Patricia Graziela Boldo  - CIÊNCIAS

(O aluno poderá fazer a atividade no caderno e enviar foto para o e-mail: patriciaboldo@professor.educacao.sp.gov.br

Link dessa aula: https://www.loom.com/share/8fd99521f8674188b90dc7bb09c2561e

Habilidade:.

(EF08CI05) Propor e implementar ações coletivas em sua escola ou comunidade para uso consciente da energia elétrica (consumo de energia e eficiência energética) e descarte de equipamentos, principalmente os eletrônicos, com vistas ao desenvolvimento de uma sociedade sustentável.

(EF08CI06C) Analisar e avaliar a relação entre a produção de energia e o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida.

Objetos de Conhecimento: Uso consciente de energia elétrica.

 

CONSUNO DE ENERGIA SUSTENTÁVEL




Leia o texto abaixo

            Quando pensamos em energia e sustentabilidade, devemos considerar a importância da união desses dois fatores nos dias atuais. Desta forma, a utilização de fontes de energia renováveis é fundamental para que as gerações futuras não sejam afetadas, uma vez que os recursos não se esgotam e estão disponíveis gratuitamente.

            A sustentabilidade possui um papel muito importante não só como fator principal na geração de energia limpa como também em questões sociais, econômicas e ambientais. Sendo assim, além de contribuírem para a diminuição dos impactos ao meio ambiente, as fontes renováveis auxiliam na economia das contas de luz em até 95%, o que permite que localidades de baixa renda tenham acesso à energia elétrica.

            Além disso, tanto o espaço urbano quanto rural têm crescido amplamente, o que implica na maior utilização de energia convencional, auxiliando cada vez mais em questões como a emissão de gases poluentes, desmatamento e aquecimento global. Portanto, o aproveitamento de recursos renováveis é essencial para a manutenção do nosso planeta de modo sustentável, garantindo um futuro com segurança energética para nossos familiares.

            Neste sentido, utilizar tipos de energia limpa, como a solar, significa pensar adiante e contribuir para que, a longo prazo, os índices de poluição e espalhamento dos gases de efeito estufa diminuam e não afetem a nossa atmosfera. Isso fará com que as paisagens naturais não sejam alteradas, além de manter a constância de fatores climáticos, que são muito importantes para a geração de energia fotovoltaica, por exemplo.

Agora assista o vídeo abaixo clicando no link abaixo:


O que são fontes renováveis de energia?

As fontes renováveis de energia são aquelas formas de produção de energia em que suas fontes são capazes de manter-se disponíveis durante um longo prazo, contando com recursos que se regeneram ou que se mantêm ativos permanentemente. Em outras palavras, fontes de energia renováveis são aquelas que contam com recursos não esgotáveis.

            Existem vários tipos de fontes renováveis de energia, das quais podemos citar a solar, a eólica, a hídrica, a biomassa, a geotérmica, a das ondas e a das marés.

Veja um breve resumo sobre cada uma dessas energias não esgotáveis:

Energia solar

Consiste no aproveitamento da radiação solar emitida sobre a Terra. Trata-se, portanto, de uma fonte de energia que, além de inesgotável, é altamente potente, pois uma grande quantidade de radiação é emitida sobre o planeta todos os dias. A sua principal questão, todavia, não é a sua disponibilidade na natureza, e sim as formas de aproveitá-la para a geração de eletricidade.

 

Energia hídrica ou hidroelétrica

 

Por sua vez, a energia hidroelétrica utiliza-se do movimento das águas dos rios para a produção de eletricidade. Em países como Brasil, Rússia, China e Estados Unidos, ela é bastante aproveitada pelas usinas que transformam a energia hidráulica e cinética em eletricidade.

Usina hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo

           

            Como é necessário o estabelecimento de uma área de inundação no ambiente em que se instala uma usina hidrelétrica, a sua construção é recomendada em áreas de planalto, onde o terreno é mais íngreme e acidentado, pois rios de planície necessitam de mais espaço para represamento da água, o que gera mais impactos ambientais.

            Por um lado, as hidroelétricas trazem vários prejuízos ambientais, não só pela inundação de áreas naturais e desvio de leitos de rios, como também pelo dióxido de carbono emitido pela decomposição da matéria orgânica que se forma nas áreas alagadas. Por outro lado, essa é considerada uma eficiente forma de geração de eletricidade, além de ser menos poluente, por exemplo, que as termoelétricas movidas a combustíveis fósseis.


Nome:                                                                                  série

 

RESPONDA:

 

1. O que é uso de energia sustentável e consciente?

 

2. Pesquise 5 formas de reduzir, diminuir o consumo de energia em sua casa.

 

3. Qual é a vantagem de reduzir o consumo de energia em nossa casa e para o ambiente?

 

4. Qual é a principal fonte de produção de energia em nossa cidade?

 

5. Escreva vantagens e desvantagens da Energia Hídrica.

 

6. No mapa conceitual abaixo quais são as fontes de energia renováveis citadas.

 

7. Por que é importante estudar novas formas de energia renovável?

 

8. Escreva impactos socioambientais que ocorrem devido a construção de usinas geradoras de energia.

Observações e orientações:

- Não esqueça de colocar Nome do aluno e série nas atividades.

 - Atividades extraídas do caderno do aluno Vol. 02

- Qualquer dúvida entrar em contato através do e-mail abaixo relacionado.

- Importante também acompanhar as aulas do centro de mídias, fazer anotações.

- Enviar o mais cedo possível para receber o retorno das atividades rapidamente.

- Assista as vídeo aulas sugeridas e indicadas, elas ajudam em seu aprendizado.

Avaliação: A avaliação se dará através das análise das atividades desenvolvidas pelos alunos enviadas através de e-mail, blog da escola José Conti, drive da escolas e retornadas a professora pelo e-mail patriciaboldo@professor.educacao.sp.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário