ESCOLA JOSÉ CONTI
|
Disciplina: História
Professor: Rafael Data: 08/06 a 19/06
|
Habilidades: (EF06HI07A) (EF06HI07B)
|
Aluno:
Turma:
6ºA, B e C
|
Como fazer:
(ATIVIDADE DA APOSTILA, PÁGINA 43,44 e 45)
- Na atividade 01, observe o quadro com as imagens, copie as questões
no caderno e responda.
- Na atividade 02, leia o texto, observe a imagem, copie as questões e responda.
A INVENÇÃO DO MUNDO CLÁSSICO E O
CONTRAPONTO COM OUTRAS SOCIEDADES.
ATIVIDADE 01
Pictograma: compreende-se um símbolo representativo de um objeto
de forma conceitual através de desenhos figurativos. Pictogramas não são
símbolos universais, pois dizem respeito a uma cultura ou a sociedades que
compartilham experiências, costumes e valores em comum.
Responda as questões:
a) Você conhece estas imagens anteriores? Explique o
que elas significam.
b) Essas imagens expressam alguma forma de
comunicação? Justifique sua resposta.
c) Onde estas imagens costumam ser utilizadas? Com
qual objetivo?
d) O que precisa constar em um pictograma para que a
mensagem seja compreendida?
e) Pesquise e escreva em seu caderno exemplos de
linguagem verbal e não verbal.
f) Pesquise 04 exemplos de linguagem verbal e linguagem
não verbal, e preencha a tabela.
LINGUAGEM VERBAL
|
LINGUAGEM NÃO VERBAL
|
ATIVIDADE 02
2.1. Leia o texto e observe as imagens para
realizar as atividades:
Durante muito tempo acreditava-se que a escrita
surgiu primeiro na Mesopotâmia, as novas descobertas arqueológicas indicaram
que a escrita se desenvolveu, ao mesmo tempo, em diferentes lugares do mundo.
A escrita pode ter sido inventada na Suméria, no Egito, ou na China. A
escrita cuneiforme é uma das mais antigas, foi criada pelos Sumérios, era
produzida com auxílio de instrumentos em forma de cunha e registravam a
contabilidade, administração dos bens, das propriedades, cálculos e
transações comerciais. Os Egípcios criaram um sistema de escrita chamada de escrita
hieroglífica geralmente registravam os elementos do cotidiano, como o
Sol, a Lua, os animais, as plantas, as pessoas e as partes do corpo. Os
Astecas não tinham um alfabeto, a escrita era representada por desenhos e
símbolos, era utilizada para registrar os calendários sagrados, cenas do
cotidiano e conhecimentos diversos. Não havia regras ou glifos: cada
escriba criava suas próprias representações das ideias que ele desejava
transmitir. Na antiguidade, a educação escolar não era disponível para todos,
só alguns liam e escreviam (os escribas); na atualidade houve uma
democratização do ensino que permite o aprendizado a todos independente do
lugar social dos sujeitos. Nos dias atuais, a escrita está universalizada, a
vemos em livros, jornais e revistas, sites da internet e em muitos outros
lugares. A escrita é uma forma de comunicação para transmitir e receber
informações auxiliando no conhecimento. A linguagem pictográfica tem por
objetivo expressar de forma simbólica ou figurada, não era uma exclusividade
das sociedades antigas. Atualmente ela ainda é utilizada em algumas situações
específicas.
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista
|
1- A quais sociedades pertencem os registros ilustrados nas imagens 1 e
2? Justifique a sua escolha.
2- Quais são as técnicas utilizadas nos registros da imagem 1 e da imagem
2? São as mesmas? Justifique.
3- Qual é o tipo de registro representado em cada imagem?
4- Quais outros elementos as imagens nos permitem identificar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário