12 junho 2020

A INVENÇÃO DO MUNDO CLÁSSICO E O CONTRAPONTO COM OUTRAS SOCIEDADES



ESCOLA JOSÉ CONTI
Disciplina: História             Professor: Rafael                      Data: 08/06 a 19/06
Realizar atividade no caderno. Se possível enviar por e-mail: profrafa2020@gmail.com
Habilidades: (EF06HI07A) (EF06HI07B)
Aluno:                                                                                  Turma: 6ºA, B e C

Como fazer: (ATIVIDADE DA APOSTILA, PÁGINA 43,44 e 45)

- Na atividade 01, observe o quadro com as imagens, copie as questões no caderno e responda.
- Na atividade 02, leia o texto, observe a imagem, copie as questões e responda.

A INVENÇÃO DO MUNDO CLÁSSICO E O CONTRAPONTO COM OUTRAS SOCIEDADES.

ATIVIDADE 01

Pictograma: compreende-se um símbolo representativo de um objeto de forma conceitual através de desenhos figurativos. Pictogramas não são símbolos universais, pois dizem respeito a uma cultura ou a sociedades que compartilham experiências, costumes e valores em comum.


Responda as questões:

a) Você conhece estas imagens anteriores? Explique o que elas significam.
b) Essas imagens expressam alguma forma de comunicação? Justifique sua resposta.
c) Onde estas imagens costumam ser utilizadas? Com qual objetivo?
d) O que precisa constar em um pictograma para que a mensagem seja compreendida?
e) Pesquise e escreva em seu caderno exemplos de linguagem verbal e não verbal.
f) Pesquise 04 exemplos de linguagem verbal e linguagem não verbal, e preencha a tabela.

LINGUAGEM VERBAL
LINGUAGEM NÃO VERBAL









ATIVIDADE 02
2.1. Leia o texto e observe as imagens para realizar as atividades:

Durante muito tempo acreditava-se que a escrita surgiu primeiro na Mesopotâmia, as novas descobertas arqueológicas indicaram que a escrita se desenvolveu, ao mesmo tempo, em diferentes lugares do mundo. A escrita pode ter sido inventada na Suméria, no Egito, ou na China. A escrita cuneiforme é uma das mais antigas, foi criada pelos Sumérios, era produzida com auxílio de instrumentos em forma de cunha e registravam a contabilidade, administração dos bens, das propriedades, cálculos e transações comerciais. Os Egípcios criaram um sistema de escrita chamada de escrita hieroglífica geralmente registravam os elementos do cotidiano, como o Sol, a Lua, os animais, as plantas, as pessoas e as partes do corpo. Os Astecas não tinham um alfabeto, a escrita era representada por desenhos e símbolos, era utilizada para registrar os calendários sagrados, cenas do cotidiano e conhecimentos diversos. Não havia regras ou glifos: cada escriba criava suas próprias representações das ideias que ele desejava transmitir. Na antiguidade, a educação escolar não era disponível para todos, só alguns liam e escreviam (os escribas); na atualidade houve uma democratização do ensino que permite o aprendizado a todos independente do lugar social dos sujeitos. Nos dias atuais, a escrita está universalizada, a vemos em livros, jornais e revistas, sites da internet e em muitos outros lugares. A escrita é uma forma de comunicação para transmitir e receber informações auxiliando no conhecimento. A linguagem pictográfica tem por objetivo expressar de forma simbólica ou figurada, não era uma exclusividade das sociedades antigas. Atualmente ela ainda é utilizada em algumas situações específicas. 
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista




 Responda as questões:

1- A quais sociedades pertencem os registros ilustrados nas imagens 1 e 2? Justifique a sua escolha.
2- Quais são as técnicas utilizadas nos registros da imagem 1 e da imagem 2? São as mesmas? Justifique.
3- Qual é o tipo de registro representado em cada imagem?
4- Quais outros elementos as imagens nos permitem identificar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário