ESCOLA JOSÉ CONTI
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Disciplina: Geografia
Professor: Simone
Data: 11/05 a 22/05
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Realizar
atividade no caderno. Se possível enviar por e-mail:
simonejconti@outlook.com
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Aluno: Turma: 7ºA, B e C
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Conteúdo (s): O sujeito e seu
lugar no mundo - Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil
Habilidade (s): (EF07GE13*)
Analisar o processo de formação do território brasileiro e identificar as demarcações
de limites e fronteiras em diferentes tempos. (EF07GE14) Identificar em
registros histórico- geográficos, as formas de organização político-administrativa do Brasil em
diferentes tempos e relacionar com a criação do Estado de São Paulo.
ATIVIDADES
1 - O Brasil é o maior país em extensão territorial da
América do Sul, possuindo fronteiras com várias nações desse subcontinente.
Marque a alternativa que corresponde aos dois países sul-americanos que não se
limitam com o território brasileiro.
a) Peru e Equador
b) Suriname e Colômbia
c) Chile e Equador
d) Argentina e Uruguai
e) Peru e Chile
2 – Leia a letra da música e assinale a alternativa
correta:
“Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)”.
Ao dizer que o Brasil é um “país tropical”, o trecho acima
está, em uma perspectiva geográfica,
a) correto, pois o território brasileiro é cortado por
ambos os trópicos da Terra.
b) incorreto, pois nenhum trópico, de fato, corta a área do
país.
c) correto, pois a maior parte do país encontra-se em uma
zona intertropical.
d) incorreto, pois não existe o “clima tropical” na classificação
climática do Brasil.
3 - Observe o mapa e complete com o que se pede:
a) Coloque o nome de todos os países da América do Sul.
b) Coloque o nome dos oceanos que banham a América do Sul.
c) Trace a linha do Equador e o Trópico de Capricórnio.
d) Pinte o Brasil de verde.
e) Pinte os oceanos de azul.
f) Pinte Chile e Equador de vermelho.
g) Pinte os demais países de amarelo.
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